Língua, Linguagem e Psicanálise

junho 14, 2011 às 4:42 pm | Publicado em Fórum de Debates | Deixe um comentário

No “FÓRUM DE DEBATES” de Junho

 20/06/2011 – das 19h às 22h

A Sociedade Paulista de Psicanálise promove mensalmente o “Fórum de Debates”, com temas diversos e atuais. No debate deste mês, Língua, Linguagem e Psicanálise:

Com esse tema, pretendemos trabalhar com os conceitos de língua e linguagem – enquanto formações simbólicas -, inspirados na linguística moderna fundada por Ferdinand de Sausurre, fundamentais para as releituras lacanianas da obra de Freud. Entre as contribuições, a de que um paciente jamais dirá algo que não esteja contido no sistema de sua língua. Entretanto, muitas confusões ocorrem por conta de imprecisões de conceitos.  Propomos dialogar com a Linguística explorando as dicotomias saussurianas fundamentais, quais sejam, Língua/Fala; Significado/Significante; Diacronia/Sincronia; Sintagma/Paradigma. Todas elas noções essenciais para a compreensão das operações de construção do pensamento, sustentação do seu encadeamento e produção de sentido. A epistemologia discursiva atual que legitima a interface da semiótica com a psicanálise, foi gerada nesse nascimento da linguística saussuriana.

Freud ao propor o “tratamento pela fala” (talking cure) reconheceu na palavra o seu poder mágico. Essa sua tese, desde 1890, nunca foi abandonada, tendo sido essa sua aguda observação o fator relevante para o abandono do método hipnótico, abrindo o caminho para a construção do método psicanalítico. Com isso, Freud se abre para a singularidade do sujeito, para a fala do paciente, resgatando o poder mágico da palavra que se origina na psique. A plasticidade das conexões inconscientes, ora por deslocamento ora por condensação em relação a representação da coisa, não seguem os mesmos mecanismos da língua? Não é afinal a investigação psicanalítica uma arqueologia do sentido, como definiu J. Birman relendo Freud?

Apresentação: Clarisa Junqueira Coimbra,

Psicanalista, comunicóloga e semioticista licenciada pela Université Catholique de Louvain-UCL, Bélgica, e pós-graduada pela FFLCH da Universidade de São Paulo, Departamento de Lingüística. Atualmente faz atendimento clinico em consultório particular e desenvolve projetos editoriais para publicações de arte da Editora Via Impressa.

Investimento: R$15,00 para estudantes / R$ 30 para não estudantes

Dirigido ao público em geral

Inscrições:  antecipadas na secretaria com Beth

De 2ª a 5ª, das 14h30 às 20h30.

Local: Sociedade Paulista de Psicanálise – Rua: Humberto I, 295 – Vila Mariana – Tel.: 5539-6799 – sppsic4@terra.com.br

Inscrições abertas até 17/06/11 Vagas Limitadas

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: