Crise de Meia Idade – A intuição – Parte 2

setembro 2, 2010 às 6:27 pm | Publicado em Artigos | 1 Comentário
Tags: , ,

A intuição

Entenda porque a crise de meia idade masculina é descrita por psicoterapeutas e médicos como um dos mais desestruturantes processos experimentados por um homem

Parte 2

Fernando Savaglia

Enquanto muitos homens atravessam o período se enquadrando em padrões estereotipados de comportamento, as mulheres, ainda que  apresentem inúmeras crises existenciais durante a vida, aparentemente, de  maneira geral, não se desestruturam tanto quanto eles ao enfrentar a da meia idade. Para terapeutas, médicos e pesquisadores, a diferença do trato com a situação poderia ser explicada a partir da diversidade do funcionamento cerebral dos dois sexos. A neurocientista Anne Moir, da Universidade de Oxford, no seu livro Brian Sex, concluiu que enquanto o homem busca respostas lógicas para suas questões existenciais a mulher teria uma capacidade maior de sintetizar e se adaptar às situações, devido a uma maior fluxo de comunicação entre os dois hemisférios do cérebro, o esquerdo, mais ligado ao racional e o direito, responsável pelas sensações,  pela linguagem não verbal e pela intuição. Recentemente a pesquisadora publicou, ainda, resultados de estudos onde busca comprovar que independentemente do sexo biológico da pessoa, a quantidade de testosterona que vai entrar em contato com o cérebro do feto no útero pode variar, o que explicaria alguns homens desenvolverem uma sensibilidade mais comum ao comportamento feminino.

Este dado viria de encontro a uma interessante pesquisa realizada na University of South Austrália em Adelaide. Os pesquisadores australianos identificaram e dividiram um determinado número de homens de meia idade em dois grupos com padrões de comportamento distintos: os cartesianos e os mais intuitivos. Observados por um período pré-determinado, constataram que apesar do primeiro grupo se revelar mais apto a realizações no que se refere aos negócios, o impacto da crise de meia idade foi muito mais contundente do que o observado no segundo grupo, composto por homens que davam especial atenção à intuição.

Na opinião de Luvizotto, para ambos os sexos existe um sentimento equivalente, relacionado ao desejo da manutenção da eterna juventude. “Porém, o homem pauta sua vida no poder adquirido, o que pode acarretar numa crise mais  profunda”. A partir também de sua experiência clínica, a psicóloga Josefina Rovira Prunor concorda que existe uma diferença de como homens e mulheres encaram o processo e ressalta: “enquanto o homem tenta encarar sua crise de meia idade de maneira mais individual, mesmo sofrendo, a mulher geralmente mantém sua intenção de preservar e cuidar da família”.

Estaria estão a crise masculina ligada a alguma disfunção hormonal, como a experimentada pelas mulheres na menopausa? É sabido que a partir de uma certa altura da vida, que pode variar dos 30 aos 40 anos, os homens experimentam uma gradual diminuição da produção de testosterona pelo organismo. Apesar dos inúmeros estudos feitos ao redor do mundo – entre eles alguns que apontam a baixa dosagem do hormônio como responsável por sintomas como depressão, nervosismo, disfunção erétil e perda de memória – não há nenhuma comprovação científica conclusiva que ligue a diminuição – desde que seja progressiva – da taxa hormonal diretamente ao doloroso processo experimentado por muitos homens na crise de meia idade. Para muitos cientistas, ao que parece, o conflito é muito mais de origem filosófica e psíquica.

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] estudiosos, é uma questão que varia de acordo com as diferenças no uso dos hemisférios cerebrais entre […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: